Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Quer melhorar seu nível de Aprendizagem?

29/06/2025

Quer melhorar seu nível de aprendizagem?

Vem que eu te mostro como !

 

Se nada fizermos com um aprendizado após o momento inicial de aquisição, em sessenta dias o seu nível de conhecimento estaria muito próximo àquele que antecedeu a experiência de aprendizagem, ou seja, quase nulo. Aos trinta dias o nível de retenção cairia à casa dos 20% do conhecimento original.

Nosso cérebro possui a maravilhosa neuroplasticidade, que é a capacidade de se adaptar a estímulos referente ao ambiente que estamos. Os órgãos responsáveis pelo sentidos recebem as informações do meio e essas informações percorrem os nervos periféricos e chegam ao sistema nervoso central.

E a relação com a aprendizagem está justamente aí: a super estimulação sensorial ! E, se você estiver em um momento de aprendizagem em um momento de aquisição de conhecimento, essa super estimulação pode atrapalhar. Elevar o nível de atenção e foco no momento do aprendizado é a chave para a assimilação das informações.

Vou te dar 3 dicas para te ajudar com esse desafio:

1) A atenção:

A atenção é a principal condição para que uma nova memória seja formada, trazer para a consciência a necessidade de reduzir esses distratores é o que vai facilitar o foco atencional.

 2) Sono

Uma noite de 8 horas de sono é necessário para que as memórias possam ser convertidas em memórias duradouras. Onde toda a codificação de memórias decorre de cascatas de reações bioquímicas em certas regiões do encéfalo principalmente pelo hipocampo responsável pela criação de memórias. Ah! A amigdala responsável pelos processos emocionais conduz muito bem essa consolidação.

3) Repetição

O poder da Repetição – a repetição estimula e garante a perpetuação das informações ao longo do tempo. Quanto mais a informação for acessada e aplicada em nossa vida, mais ela vai resistir a competição diária de tantas outras informações que somos submetidos ao longo do dia e muitas delas até mesmo irrelevantes.

O exercício é revisar o conhecimento após 3 dias , logo depois com 10 dias, revise agora com 30 e depois com 60 dias.

A taxa de fixação deste conhecimento pode chegar até 90% !

E aí? Já conhecia essa técnica antes?  

Artigo - Pettra Uskaia 

Fale Comigo!
1
Fale Comigo!